Tom Clancy’s Ghost Recon Online

Conhecida pelos combates táticos, a série Ghost Recon ganha a sua primeira empreitada exclusiva para o mundo online. Em Tom Clancy’s Ghost Recon Online, a Ubisoft criou um mundo em que equipes de jogadores devem lutar entre si para determinar qual o melhor time tático de todo o planeta.

Aprovado

Mantendo as raízes da série

Assim como acontece nos demais jogos com o nome Tom Clancy, em Ghost Recon Online sair correndo e atirando de maneira desenfreada raramente é uma boa ideia. Como bastam alguns poucos disparos para que você morra no jogo, andar desprotegido quase sempre significa ter que passar alguns segundos esperando que seu personagem reviva no ponto inicial da fase.

Img_normal
Para evitar que novos jogadores se frustrem, assim que o game é iniciado surge um pequeno vídeo ensinando os comandos e táticas essenciais para sobreviver ao mundo do game. Naturalmente, quem já experimentou algum título anterior da série possui uma vantagem nesse sentido, especialmente no que diz respeito às situações em que cada uma das armas disponíveis deve ser utilizada.

Durante as partidas, fica claro que a cooperação entre os membros de cada equipe é a chave para vencer os adversários. Nesse caso, a comunicação (tanto por voz quanto por mensagens de texto) é essencial para localizar adversários e proteger pontos de controle — como você sempre pode ver onde seus companheiros estão no mapa, é relativamente fácil descobrir quais os pontos cegos que devem ser cobertos para assegurar o sucesso em cada missão.

Game cooperativo

Antes do início de cada partida, cabe a você definir qual a classe que deseja utilizar. Cada uma delas desempenha um papel único, possuindo pontos fortes e fracos que se adaptam a diferentes tipos de jogadores. Algo que deve ficar claro desde o início é que, perante um time balanceado com diferentes tipos de personagens, outro em que todos os participantes atuam no mesmo papel não terá muitas chances de sobrevivência.

Img_normal
Ao todo, são três as especializações oferecidas pelo game: Assault, Recon e Specialist. Enquanto a primeira desempenha o papel do soldado clássico, contando com um escudo que lhe garante uma certa proteção contra os disparos inimigos, a segunda opção atua de forma mais tática, usando uma mistura de paciência e posicionamento para abater os oponentes.

Para finalizar, os Specialists podem usar seu conhecimento técnico para montar equipamentos automáticos ou para destruir as proteções eletrônicas erguidas pelo time rival.

Img_normal
Cada uma das classes conta com habilidades especiais que vão sendo desenvolvidas conforme você acumula novos níveis de experiência. Para que isso seja possível, você deverá participar de várias partidas nas quais cada uma de suas ações garante uma quantidade específica de pontos de experiência — quanto mais vezes seu time ganhar a vitória, mais rápido vai ser o seu processo de desenvolvimento.

Experiência personalizada

Um dos aspectos mais interessantes de Tom Clancy’s Ghost Recon Online é a possibilidade de configurar inteiramente todos os aspectos do personagem que é controlado. Além de poder escolher um rosto, nome e cor de pele específico para ele, você também conta com a possibilidade de configurar totalmente os equipamentos que ele carrega.

O momento em que as opções de personalização do jogo ficam mais evidentes é durante o processo de compra de novos equipamentos. Ao escolher uma nova escopeta, por exemplo, você pode optar pela inclusão de diversos acessórios que ajudam a melhorar as estatísticas do equipamento que você escolheu — contanto que a sua conta bancária seja suficiente para comprá-los, é claro.

Fonte da imagem: Baixaki Jogos

Porém, vale notar que não é só através da compra de novas armas, coletes e capacetes que você pode melhorar o soldado que controla. Quanto mais vezes você utiliza determinado item em batalha, maiores as vantagens que ele apresenta. Dessa forma, mesmo quem não consegue acumular muito dinheiro devido à falta de habilidade tem a garantia de que está recebendo alguma espécie de recompensa simplesmente por participar das missões disponíveis.

Modelo freemium que funciona

Apesar de oferecer a compra de novos itens por dinheiro real, Ghost Recon Online não cai nas mesmas armadilhas de outros games que seguem o modelo “freemium”. Isso acontece devido a uma política de preços que realmente faz sentido e que em nenhum momento obriga os jogadores que não querem pagar pelo jogo a gastar centenas de horas em partidas simplesmente para conseguir adquirir um equipamento novo.

Fonte da imagem: Baixaki Jogos

Além disso, as habilidades de cada pessoa contam muito mais do que qualquer espécie de equipamento que ela possa estar usando. Com isso, alguém que realmente conhece sua classe sempre vai ter vantagens sobre outra pessoa que ainda não domina os princípios básicos do jogo, por mais que ela esteja usando os melhores itens do game.

Reprovado

Falta de filtros para as partidas

Embora Tom Clancy’s Ghost Recom conte com diversos modos de jogo e mapas variados, você pode passar vários dias jogando partidas com as mesmas regras sem que isso ocorra por vontade própria.

Isso acontece devido ao fato de que o jogo é o único responsável por escolher a sala em que cada um de seus participantes vai entrar, e nem sequer é possível escolher o time ao qual se juntar — a única exceção ocorre quando você forma esquadrões com pessoas selecionadas antes que a partida tenha sido iniciada.

Img_normal
Essa decisão da Ubisoft faz com que você muitas vezes passe o dia inteiro jogando no mesmo cenário, situação que se torna cansativa devido à grande frequência em que ocorre. O pior é pensar que a situação poderia ser resolvida facilmente, bastava a empresa ter desenvolvido um sistema de filtros que permitisse ver os detalhes de uma sala antes de entrar nela.

Falta de balanceamento

Poucas situações são mais frustrantes do que estar dando os primeiros passos em um jogo e ser derrotado por alguém que já possui uma grande quantidade de experiência. Infelizmente, essa é uma situação pela qual qualquer pessoa interessada em Ghost Recon Online terá que passar.

Fonte da imagem: Baixaki Jogos

Mesmo durante as primeiras partidas, é comum ser jogado em salas em que há pessoas que não só possuem uma quantidade maior de experiência como já contam com vários equipamentos avançados. Dessa forma, espere sofrer várias cobranças dos outros membros de seu time enquanto você é baleado diversas vezes simplesmente por ainda desconhecer as mecânicas do título.

Vale a pena?

Apesar de sofrer de alguns problemas de balanceamento, Tom Clancy’s Ghost Recon Online consegue manter vivos todos os elementos que consagraram a série. O fato de que ele pode ser jogado de forma totalmente gratuita só serve para deixá-lo ainda mais atrativo, e ele definitivamente consegue se destacar em meio à grande variedade de títulos “freemium” disponíveis atualmente no mercado.

Img_normal
Caso você procure uma experiência online duradoura e que ofereça diversas recompensas para serem desbloqueadas, é difícil pensar em uma opção melhor. Porém, não se engane: a diversão real proporcionada pelo título só vai surgir caso você reúna um grupo de amigos dedicado a aprender cada um dos aspectos do game — caso contrário, prepare-se para perder várias partidas devido a companheiros que não entenderam o caráter mais estratégico que o jogo possui.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s