ShootMania Storm

A tendência dos jogos casuais chega ao gênero FPS

Apesar de ser o gênero mais popular da geração atual, é fato que o FPS não é necessariamente a melhor porta de entrada para quem está se iniciando no mundo dos games. Títulos como Call of Duty: Modern Warfare 3 e Battlefield 3 são feitos para um público bastante específico e que já domina muito bem as mecânicas do estilo, exigindo muito esforço para serem totalmente dominados.

A proposta de ShootMania Storm não é acabar com esses títulos de peso, mas sim oferecer uma experiência diferente e mais acessível. O BJ teve acesso ao Beta fechado do jogo e pôde conferir se a proposta da desenvolvedora Nadeo está caminhando para o sucesso ou não vai passar de mais uma iniciativa falha.
Uma volta aos velhos tempos
A primeira característica que fica clara no jogo é a sua simplicidade. Esqueça sistemas de evolução, equipamentos personalizados e até mesmo insígnias e outros enfeites: aqui, todos os jogadores controlam personagens exatamente iguais, e a única diferença entre você e seus adversários é o nível de habilidade de cada um (e a cor de seu uniforme).
Img_normalDo começo ao fim de uma partida, você só conta com uma arma laser com munição ilimitada, mas capacidade reduzida por um medidor que se recarrega automaticamente. Além disso, ao segurar a barra de espaço, é possível acionar uma habilidade especial que garante provisoriamente uma maior velocidade de movimentação.
As partidas acontecem em ritmo extremamente rápido, e é preciso ter reflexos rápidos para sobreviver aos disparos adversários. Em geral, cada rodada dura menos de um minuto para ser concluída (isso no modo Deathmatch), sem que haja muitos métodos de escapar de conflitos diretos — uma ótima novidade para quem está cansado dos famosos “campers”.
Img_normal
A sensação que fica é a de que os desenvolvedores se inspiraram na fórmula estabelecida em Quake e a simplificaram até a sua essência. O resultado é um game com comandos bastante fáceis de aprender e que não restringe a diversão aos aficionados dispostos a sacrificar dezenas de horas aprendendo suas mecânicas.
FPS acessível
Mesmo em sua versão de testes, ShootMania Storm já mostra que tem tudo para dominar a mente dos jogadores durante um bom tempo. Isso se deve principalmente à sua jogabilidade precisa, na qual os poucos comandos disponíveis reagem muito bem às ações que você deseja realizar.
Img_normal
Não é preciso ser nenhum veterano do gênero FPS para aprender como cada uma das partidas funciona. Seja no modo cooperativo ou em partidas Deathmatch, identificar adversários e pontos de interesse é uma tarefa simples, que se torna ainda mais fácil devido aos indicadores que surgem na tela de forma constante.
O design das fases é outro destaque: embora elas sejam constituídas em sua maioria por labirintos com vários pontos em comum, os cenários propiciam boas defesas e contam com pontos de vantagem facilmente identificáveis. Infelizmente, o modo de edição de fases ainda não está disponível, o que impossibilitou o teste das ferramentas criadas pelos desenvolvedores.
Novidade promissora
Com ShootMania Storm, a Ubisoft promete trazer uma nova alternativa aos torneios de games — algo que pode dar muito certo, pelo que pudemos ver na demonstração. Ao priorizar a habilidade de cada jogador em campo, o game tem tudo para gerar uma comunidade dedicada a aprender novas táticas e a discutir os melhores meios de lidar com cada um dos cenários.
Img_normal
O que decepciona um pouco é ver que os gráficos não estão nem perto de ter a mesma qualidade dos vídeos e imagens divulgados pela produtora até o momento. Não que eles sejam feios, mas é possível notar que a animação dos personagens não é exatamente sofisticada e que há uma grande repetição de texturas nos cenários.
Ao menos em seu estágio atual, o game parece bastante promissor, especialmente pelo fato de não tentar competir diretamente contra Call of Duty ou Battlefield. Caso a sua intenção seja simplesmente dar uns tiros em alguém, sem ter que se preocupar em ficar gerenciando pontos de habilidades ou armamentos, vale a pena ficar de olho em ShootMania Storm.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s