Football Manager 2012

O coração de uma equipe

Em menos de duas semanas, no dia 21, a edição 2012 da famosa série Football Manager (desenvolvida pela Sports Interactive e publicada pela SEGA) chegará ao mercado e no Steam uma demonstração do game já está disponível para os curiosos de plantão.
Conhecido pelas inúmeras possibilidades de configuração, desta vez não só é possível comandar uma equipe, mas também um clube inteiro. São diversos níveis de opções que permitem que o jogador escolha até mesmo quem será o preparador físico de seu time.
Além disso, o game busca recriar toda a rotina de um técnico, sendo que é necessário comparecer a coletivas de imprensa, definir treinos específicos e medir bem quais palavras serão ditas antes de cada jogo aos atletas de sua equipe.
Nessa demonstração, embora os times brasileiros estejam presentes, não é possível comandá-los. Há, ainda assim, uma grande gama de equipes da Inglaterra, Escócia, França, Holanda, Bélgica, Itália, Noruega, Dinamarca, Suécia e Austrália ansiosas pelos seus conselhos.
Para baixar a demo, basta acessar o link do Baixaki. No entanto, é necessário utilizar o cliente do Steam, o serviço de distribuição digital da Valve onde a demo está hospedada.
Estratégia total
Além da escolha dos profissionais que o acompanharão durante a temporada, como o técnico das categorias de base e olheiros internacionais, o game também oferece múltiplas configurações táticas que podem ser treinadas pelo seu time.
Também é possível esquematizar diferentes formações táticas que podem ser trocadas a qualquer momento durante as partidas, de acordo com o ritmo de jogo. Desse modo, a sua equipe pode se adaptar a diferentes situações e frustrar os planos do adversário.
No entanto, para que elas funcionem perfeitamente, os jogadores não podem deixar de treinar nas novas formações, caso contrário eles não conseguirão se coordenar dentro de campo, deixando os clássicos furos na defesa e no placar.
Para acertar nas escolhas, não se pode deixar de ouvir os seus assistentes, que concedem conselhos valiosos na hora de definir titulares e reservas. Entre as informações oferecidas por esses profissionais, por exemplo, se encontram estatísticas precisas sobre desempenho e cansaço de cada jogador.
A emoção em campo
Um bom técnico não é apenas aquele que sabe a melhor formação tática de seu time, mas também aquele que consegue fazer com que seus jogadores trabalhem em harmonia ao mesmo tempo em que lida com pressões internas e externas.
Football Manager 2012 compreende isso e oferece diversas opções que podem alterar a moral de seus jogadores, como conselhos antes da partida e declarações públicas (como nas entrevistas à imprensa) de apoio ou descrédito.
Também é necessário tomar cuidado com as investidas de outros clubes interessados em jogadores de seu time, assim como em jogadores reservas que buscam mais espaço no time principal.
Tão complexo que quase exige um curso preparatório
O maior problema de Football Manager 2012 — capaz de afastar alguns jogadores, especialmente principiantes na série — é a sua alta complexidade. Enquanto poder gerenciar diversos níveis de seu clube e realizar microações pode ser algo divertido, também pode ser algo frustrante quando tudo que se espera é ação.
Além disso, enquanto as partidas podem ser visualizadas em 3D, o nível de detalhamento gráfico delas é bastante pobre, servindo apenas para que os usuários se situem durante as disputas. Dessa forma, quem não gosta muito de se aventurar em menus e configurações certamente não irá se empolgar com o game.
Já aqueles que gostam de ter o poder de controlar cada ínfimo detalhe da partida, da escalação inicial até o penteado ostentado pelas estrelas do seu time (ok, estamos exagerando nessa), Footbal Manager 2012 é uma boa pedida.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s