Uncharted: Golden Abyss

Um gigante portátil

Não é exagero dizer que Uncharted: Golden Abyss é um dos títulos mais esperados para o PlayStation Vita. Também pudera, afinal, a versão para PS3 da série deu tão certo que era de se esperar que a edição portátil da saga de Nathan Drake fosse usada como parte da estratégia de marketing da companhia. O fato de a Sony colocá-lo como um dos jogos de lançamento do aparelho não é a toa, pois a própria empresa conhece o potencial da franquia e seu apelo em vendas.
Depois de muito ouvir falar sobre o game, o Baixaki Jogos finalmente pôde colocar as mãos na aventura e conferir tudo o que a Naughty Dog preparou.
Img_normal
Quase um PS3 de bolso
Para alguém que não conhece video games, seria muito fácil confundir este Uncharted portátil com os demais lançados para PlayStation 3. Como foi possível conferir nos diversos vídeos liberados pela Sony, o nível de detalhes e da modelagem está muito bom e realmente empolga. Quase não é possível encontrar diferenças gráficas entre os “dois” Drakes, ainda que alguns elementos aqui e ali nos faça relembrar de que estamos falando de um console de bolso. Porém, é preciso reforçar que se trata de uma demonstração, então pode ser que voltemos a nos surpreender no futuro.
A qualidade do cenário também impressiona. A versão testada mostra Nathan acordando em uma espécie de cabana em chamas e, nesse lugar, era possível ver com nitidez cada pequeno detalhe, como as texturas das paredes e os efeitos do fogo e da fumaça que tomavam conta do ambiente.


Mas é nas animações que a Naughty Dog mostrou que o Vita não está para brincadeira. Se as cenas de ação fizeram com que muita gente comparasse o visual com o do PS3, os momentos de diálogo enganam até mesmo quem já conhece as plataformas.
O bom e velho Drake
Em termos de jogabilidade, Uncharted: Golden Abyss se difere muito pouco dos demais jogos da série. Quer dizer, isso na parte de movimentação de personagem, pois a forma com que isso é feito é completamente diferente do que estamos habituados, principalmente por conta dos recursos inédito do PlayStation Vita.
Como já havia sido anunciado anteriormente, a grande sacada do game é a combinação de botões, touchscreen e touchpad traseiro para criar uma experiência muito mais diversificada. Assim, enquanto controlamos Drake pelas alavancas analógicas, podemos fazer com que ele escale uma parede ao desenhar o trajeto na tela. Porém, apesar de isso ser algo muito interessante, usar o modo clássico continua sendo a melhor opção.


Já o sensor nas costas do portátil é utilizado quando o herói se depara com uma espécie de cortina que impede seu avanço. Nesse momento, duas flechas surgem na tela, indicando que é preciso usar o recurso traseiro para que o personagem desembainhe seu facão e faça o movimento indicado.
Outro ponto interessante, mas que não é tão novo assim, é o uso do giroscópio do Vita. Você deve movimentar o console para que Nathan se equlibre sobre uma viga estreita, de modo semelhante ao que é feito com o Sixaxis em Uncharted: Drake’s Fortune. Apesar de não ser algo inédito, é sempre bom ver que os estúdios estão preocupados em aproveitar cada recurso, mesmo que seja em pequenos detalhes.
Por fim, a segunda alavanca do portátil, que é o que consegue salvar toda a experiência de Golden Abyss. Quem jogou qualquer outro título de ação ou aventura no PSP, certamente irá se lembrar do quão complicado era controlar a câmera. Na maioria das vezes, isso era feito com o D-Pad ou com os botões L e R, o que sempre limitava os controles. Com o novo direcional, o ângulo de visão pode ser gerenciado de modo semelhante ao PS3, o que significa que, além de trazer mais possibilidades, ninguém irá sofrer por trocar o Dual Shock pelo aparelho de bolso.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s