inFamous 2

A boa, a má e Cole MacGrath

Este ano promete ser um dos melhores para os proprietários do PlayStation 3.Resistance 3, Uncharted 3 e Twisted Metal  são apenas alguns exemplos de títulos exclusivos que ainda vão chegar ao console em 2011. No entanto, o próximo game a empolgar os usuários não será nenhum desses, mas a nova aventura de Cole MacGrath.
Como você já viu em prévias anteriores publicadas pelo Baixaki Jogos, inFamous 2 trará um sistema de escolhas mais bem definido e com consequências muito mais drásticas à trama do que seu antecessor. No entanto, todas as informações liberadas eram baseadas em declarações feitas pelo próprio estúdio, sem que ninguém tivesse comprovado a eficácia da novidade. Até agora.
Img_normal
Enquanto jogadores do mundo inteiro aguardam a chegada do dia 1º de julho para poderem colocar as mãos no game da Sucker Punch, o pessoal do site GameSpot visitou a sede do estúdio e conferiu o funcionamento – e as consequências – dos caminhos do Bem e do Mal.
O anjo e o demônio que sussurram em seus ouvidos
Se você está acompanhando as novidades de inFamous 2, certamente já deve ter conferido que além de Cole e Zeke, duas novas personagens entram no elenco do jogo e serão extremamente importantes para a trama, afinal elas são a personificação do certo e do errado nas ações do protagonista. Basta olhar para Nix e Kuo para perceber o maniqueísmo existente na construção das moças.
A primeira representa aquilo que é moralmente questionável – o Mal, se preferir – e possui um visual muito mais selvagem, com roupas de couro rasgado e habilidades sobre o fogo. Além disso, sua ideologia é muito mais agressiva, ou seja, todos os seus conselhos envolvem o uso de trapaças, violência e abuso de poder.
Img_normal
Já Kuo tende a ser mais tranquila e a procurar maneiras pacíficas de resolver problemas. Ainda que domine o gelo, ela praticamente evita utilizar o elemento na tentativa de encontrar uma forma racional de alcançar seu objetivo.
É a partir desse confronto de ideais que Cole precisa se decidir. Como todos lutam pelas mesmas razões – eliminar as forças da Militia, uma organização que comanda a cidade de New Marais com extrema repressão –, o grupo precisa chegar a um consenso na hora de criar estratégias – e é aí que o anjo e o diabinho começarão a sussurrar em sua cabeça.
De acordo com o pessoal do GameSpot, essa divisão de karma se mostra bastante intuitiva e clara, já que a dupla estará a todo o instante sugerindo algum tipo de atividade. Mesmo se você deixar passar o diálogo ou não perceber a existência dessa divisão, elementos visuais nas caixas de texto e no próprio mapa indicam exatamente qual caminho você está prestes a trilhar.
Img_normal
Exemplo disso é a nova missão testada na demonstração disponível no escritório da Suker Punch. Nela, o grupo estava sobre um prédio e discutia o modo que eles usariam para convencer a força rebelde liderada por LaRoche a iniciar um ataque à Militia. Apenas para adiantar, o resultado de cada escolha oferece desafios completamente distintos.
A razão nem sempre é pacífica
Embora tenhamos certeza de que a grande maioria dos jogadores irá escolher o caminho da escuridão, ser correto não significa que teremos menos ação. Ao ouvir os conselhos de Kuo, Cole decide que a melhor forma de convencer LaRoche e seus homens a enfrentar o governo fascista da cidade é na base da cooperação – e nada melhor do que dar um presente a alguém a que você pretende agradar. Sendo assim, sua missão é fornecer medicamentos aos rebeldes.
Para isso, o herói e seu “anjo” devem encontrar uma ambulância em New Marais e levá-la até o líder. Porém, apesar de o plano parecer ser algo pacífico e simples, ele não é tão fácil de ser realizado na prática. Isso porque as ruas estão repletas de inimigos que irão atacá-lo sem a menor cerimônia.
Img_normal
O grande ponto é que esses combates são opcionais, ou seja, é possível evitar um confronto direto simplesmente alterando seu trajeto. Além disso, dirigir o veículo também ficou mais simples, já que não há a necessidade de reabastecê-lo a cada instante – algo bastante comum no game anterior.
Se controlar a ambulância dá mais liberdade de locomoção pela cidade, isso também exige que o jogador fique mais atento. Como dito, os adversários estarão constantemente tentando impedir seu avanço, o que torna seu presente a LaRoche um alvo fácil de ser destruído. Sendo assim, Cole precisa derrotar essas criaturas ou tomar uma rota alternativa antes que a barra de energia da ambulância se esgote.
Porém, optar pela sensatez de Kuo não significa que você poderá esquivar de todas as batalhas. Ao chegar ao refúgio dos rebeldes, o grupo simplesmente desconfia das boas intenções do protagonista e parte para a ignorância. A resistência só vai ajudá-lo após Cole acabar com essa pequena revolta.
O lado negro da força
Você é muito mais impulsivo e gosta de resolver as coisas de um jeito mais prático e, se possível, com muita adrenalina? Então seu lugar é ao lado de Nix, que sempre irá fazer propostas mais ousadas e perigosas – além de deixar um clima de paquera suspenso no ar.
Img_normal
Diante do mesmo problema, a moça sugere algo nada convencional e moralmente questionável: ela finge fazer parte do exército da Militia e começa a disparar contra os homens de LaRoche com uma metralhadora montada. Para finalizar a encenação, Cole chega, “derrota” a ameaça e conquista a confiança dos rebeldes ao mesmo tempo em que alimenta o ódio e o desejo de vingança.
É claro que tudo isso trará muita ação, explosões e raios azuis voando por toda a tela – algo que deve fazer até mesmo os fãs mais loucos por batalhas se satisfazerem. Se apenas a habilidade do protagonista já era o suficiente para empolgar muita gente, colocar a eletricidade em meio aos disparos de uma poderosa arma vai fazer a adrenalina de muitas pessoas ir às alturas.
Mundo submerso
O grande ponto de inFamous 2 é exatamente essa liberdade de escolha e a variedade dos acontecimentos a partir de cada decisão. Isso permite que o jogador, por exemplo, termine o jogo somente ouvindo Kuo e depois volte às ruas de New Marais para completar a história pelo lado de Nix sem achar nada repetitivo.
Img_normal
Além disso, o game traz outras novidades além da presença de seu “diabinho” e de seu “anjinho” para conduzir suas ações. A demonstração testada pela GameSpot deu uma pequena prévia do que encontraremos em outra área da cidade. Em Flood Town, como o próprio nome sugere, Cole visitará uma região completamente alagada e abandonada – o que a torna muito mais perigosa.
No entanto, isso não significa que ela está vazia. Vários bandidos vagam pelas ruas, o que aumenta o desafio da exploração. Em compensação, a Sucker Punch afirmou que haverá uma infinidade de objetos e outros itens colecionáveis escondidos embaixo d’água, algo que deve tomar tempo e atenção entre as lutas.
Muito mais bonito
Por fim, inFamous 2 promete melhorar vários elementos em relação ao game anterior. Além da jogabilidade aprimorada, o título traz uma evolução clara em quesitos gráficos. A variação entre dia e noite é o maior exemplo disso, já que a transição mostra todo o potencial que a palheta de cores expandida pode oferecer.
Isso faz com que todo o cenário fique mais detalhado, o que gera um efeito muito bonito durante as tomadas aéreas das cinemáticas, dando a impressão de que New Marais é muito mais grandiosa do que parece. Isso tudo pode ser visto como um enorme convite para que você explore cada canto da cidade – independente se fazendo o bem ou espalhando o mal.



Para concluir, uma novidade feita especialmente para agradar ao público brasileiro. Assim como aconteceu com Killzone 3, inFamous 2 será completamente dublado em português. Um trailer já foi divulgado e, mesmo com alguns pontos questionáveis no áudio, isso pode ser visto como um avanço significativo para o mercado de jogos nacional.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s