Presidente da Nintendo diz se arrepender e reafirma novo console

Ninguém pode negar que o Wii foi um estrondoso sucesso da Nintendo. Mas este fato não impediu que a companhia ainda mantivesse alguns arrependimentos. Em conversa com investidores, no Japão, o CEO da empresa, Satoru Iwata, disse que Big N deveria ter se aliado a outras empresas para o marketing do Wii — “Vocês verão o que eu estou dizendo… no futuro”.
A Nintendo revelou que vendeu 86,01 milhões unidades do Wii, desde o seu lançamento em 2006. O 3DS vendeu 3,61 milhões desde que foi lançado, em torno de um mês atrás. Apesar da aparente expressividade dos números, a Nintendo descreveu-os como um começo mediano para o portátil, uma vez que projetava um número de 4 milhões de aparelhos já no primeiro mês.
O presidente da Nintendo atribuiu a culpa pelas vendas baixas do 3DS nos usuários, dizendo que eles ainda não entenderam quão bom ele é, ou o jeito certo de utilizá-lo.  E não é só a diferenciada projeção tridimensional que está sendo mal compreendida. Parece que as pessoas não notar as funcionalidades do StreetPass, SpotPass, os jogos com realidade aumentada, nem o Mii Maker.

Uma possível resposta para consertar esse panorama seria auxiliar as pessoas a compreenderem a verdadeira beleza da projeção em terceira dimensão, sem a necessidade dos óculos especiais. Para tanto, Iwata disse que oferecerá conteúdos que propiciem maior experiência com imagens 3D. “Para sair de uma situação como essa não há caminho fácil”.
Ainda de acordo com Iwata, a empresa não planeja cometer o mesmo erro com o 3DS, ou com o futuro novo console. Ele também falou que as alianças com outras companhias podem ser necessárias, depois de comunicar a segunda queda seguida no balanço anual de lucros da Nintendo. Ele reforçou os planos de lançar uma nova plataforma ano que vem.

A Big N confirmou definitivamente que vai lançar um novo console em 2012. E mais, ele será anunciado na E3 deste ano, já com uma versão jogável. “Nós mostraremos uma versão jogável da nova plataforma, além de divulgar mais especificações técnicas, na E3 expo deste ano, que será de 7 a 9 de junho” — divulga companhia em um briefing para a imprensa.
Muitas fontes dizem que o novo console, chamado até agora de Project Café, será significativamente mais potente do que Xbox 360 e PlayStation 3, e que será compatível com o atual software do Wii. As informações também falam em um novo controle, em formato de tablet(por exemplo, o iPad), contendo uma tela de 6 polegadas touchscreen, dois direcionais analógicos, e capacidade de rodar conteúdo diretamente do console. Ou seja, será possível jogar, assistir filmes e ainda mais, sem precisar ligar a TV, fazendo tudo diretamente do controle.

Apesar das novidades, Satoru afirmou que a sua companhia não vai deixar de apoiar o Wii.  Em comentário sobre a situação dos lançamentos dos jogos no Japão, ele admite que a Nintendo não tem lançado mais jogos para Wii, com exceção do The Last History. Isso aconteceu porque o foco foi quase todo dado ao lançamento do 3DS no início do ano.
Por essa razão, algumas pessoas podem ter a impressão errada de que a Big N abandonou o atual console. “Na realidade estamos preparando o lançamento de novos jogos do Wii para cada mês do ano, a partir de maio”. Iwata está se referindo a Pandora’s Tower, Wii Play: Motion, Rhythm Paradise, Inazuma Eleven Strikers, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, The Legend of Zelda: Skyward Sword e um novo jogo de Kirby.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s