Dados pessoais de usuários da PSN foram roubados, admite Sony

PlayStation 3 azul (Foto: Divulgação)
Após seis dias com sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) fora do ar por conta de um ataque de hackers, a Sony se manifestou, dizendo que dados pessoais de seus usuários podem ter sido roubados. A empresa não descarta que informações de cartões crédito, usadas para comprar games por meio de download, também tenham sido roubadas.

Por meio do blog oficial do PlayStation, Patrick Seybold, diretor de comunicação da empresa, afirma que entre os dias 17 e 19 de abril foi descoberto que informações de contas de usuários ficaram comprometidas por conta de uma “intrusão não-autorizada” na rede e, por isso, a PSN e o serviço de música sob demanda, o Qriocity , foram desligados.
A previsão é que o serviço só volte ao normal dentro de uma semana.
A Sony já confirma que o nome, endereço completo, endereço de e-mail, aniversário e até a senha e login da PSN de seus usuários foram roubados. Essas informação poderiam ser úteis para um hacker na realização dos ataques chamados de “spear phishing”, em que uma fraude usa informações pessoais e relações comerciais verdadeiras da vítima para convencê-la a executar um vírus ou ceder outras informações.
Quanto aos cartões de crédito, a empresa disse que “por extrema cautela”, os gamers devem considerar que o número do cartão e data de validade foram obtidos pelos hackers. Em alguns locais, essas duas informações, junto do endereço, são suficientes para realizar uma compra.
Aos clientes americanos, a empresa ainda recomendou contato com a Comissão Federal do Comércio (FTC) para que saibam como se proteger de roubo de identidade.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sony enviou um comunicado aos usuários da PSN, dizendo que lamenta a suspensão do serviço. Leia o texto na íntegra:
“Lamentamos que a PlayStation Network e os serviços Qriocity estejam suspensos e informamos que estamos trabalhando com toda a dedicação para que os dois voltem ao ar o quanto antes. Os nossos esforços para resolver esta questão envolvem a reconstrução de nosso sistema para reforçar ainda mais a nossa infraestrutura de rede. Embora esta tarefa seja demorada, decidimos que é preciso todo o tempo necessário para fornecer um sistema com segurança. Agradecemos a paciência dos usuários até hoje e até o momento de conclusão do projeto. Continuaremos a atualizá-los sempre que possível.”
Mais informações podem ser obtidas no blog oficial do PlayStation.
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