Street Fighter X Tekken

Finalmente, um dos duelos mais esperados de toda a história dos jogos de luta está para acontecer. A franquia mais popular da pancadaria virtual se cruza com a responsável por consolidar as três dimensões no gênero. É isso mesmo, as séries Street Fighter e Tekken por fim irão entrar juntas no ringue.
Você certamente já deve ter ouvido falar no game, já que a briga foi anunciada durante a San Diego Comic-Com, no ano passado. Contudo, depois de sua revelação, pouquíssimas informações vieram à tona. Tudo o que sabíamos é que a jogabilidade supostamente seria parecida com a de Street Fighter IV e que Kazuya, Ryu, Chun-Li e Nina estariam presentes no game.

Com a chegada da Captivate deste ano, os fãs da pancadaria tiveram mais um motivo para comemorar. Dentre os diversos títulos que surgiram no evento, sendo alguns deles exibidos pela primeira vez, a Capcom também mostrou uma versão jogável de Street Fighter X Tekken

E, para a surpresa de todos, o game está em um estágio de desenvolvimento muito mais avançado do que muitos imaginavam. Já é possível tirar algumas conclusões sobre como será este embate tão aguardado.
O simpático Yoshinori Ono, produtor da série Street Fighter IV, trouxe diversas informações sobre a próxima aventura da Capcom nos jogos de luta. E tudo indica que os fãs da nova era de Street Fighter terão tudo para adotar mais um game na lista de “jogos que preciso treinar”. Quem é fã de Tekken também não deve ficar de fora. Vamos aos detalhes da luta.
Do seu jeito
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a versão de Street Fighter X Tekken exibida na Captivate não é a final. Na realidade, Ono afirma que o que foi demonstrado é algo como 1/3 do game. Mesmo assim, já é possível ter uma boa noção de como será este lendário duelo, como o próprio Ono garante.
Assim como boa parte dos jogos de luta produzidos pela Capcom, Street Fighter X Tekken terá um esquema de jogabilidade robusto, permitindo muita flexibilidade ao jogador. No game, você encontra controles baseados no padrão de seis botões que fez da série Street Fighter um sucesso, contando com três socos e três chutes.


Isso significa que mesmo os personagens da série Tekken terão o esquema de seis botões? Exatamente. Mas, quem quiser pode optar pela opção tradicional do game da Namco, utilizando apenas quatro botões — assim, boa parte dos combos ainda funcionará.
Mas, muita atenção: para aproveitar o máximo do game é necessário se adaptar ao esquema com seis botões, mesmo que você idolatre a jogabilidade de Tekken. Segundo Ono, esses dois botões extras adicionam mais profundidade aos controles da série da Namco, que, conforme o produtor, já era excelente.
Cruzando diferenças
Outro diferencial na jogabilidade é a possibilidade de trocar de personagem durante a luta. Assim como em grande parte dos jogos crossover, como Marvel vs. Capcom 3, o game Street Fighter X Tekken permitirá combinações envolvendo dois personagens e a troca para outro lutador durante o conflito.
Para trocar de lutador, tudo o que você tem de fazer é pressionar o chute e o soco médio ao mesmo tempo. Quem joga Street Fighter IV provavelmente se lembra que este é o mesmo comando utilizado para o famoso Focus Attack do game, um recurso essencial para os jogadores mais avançados. Provavelmente, o Focus e os Focus Cancel ficarão de fora aqui.


Tudo bem, não teremos Focus, mas isso não significa que a essência de Street Fighter IV foi esquecida. Afinal, dentre os novos personagens divulgados, temos Abel, lutador que estreou no quarto jogo da franquia. Além dele, Ken e Guile também mostraram a força da Capcom. Já por parte da Namco, quem surge é Marduk, King e Bob, reforçando a potência de Tekken.
Até o momento, estes são os únicos personagens oficialmente revelados pela Capcom. Mas, além dos dez lutadores, a companhia promete mais algumas dezenas. Mais guerreiros devem ser revelados em breve, principalmente durante grandes eventos como a Electronic Entertainment Expo de 2011, que ocorre em junho e terá cobertura do Baixaki Jogos.
Por parte da essência de Tekken, Street Fighter X Tekken traz um sistema de luta bem semelhante aos da série Tekken: Tag Tournament. Em vez de optar pela loucura frenética de Marvel vs. Capom 3, na qual personagens aparecem e desaparecem da tela em poucos segundos e podem ficar sem energia, o título traz um ritmo um pouco menos intenso e com um grande diferencial.
Basicamente, se um de seus personagens tiver toda sua energia esgotada, você perde o round. Ao contrário da série Marvel, não é possível deixar que seu personagem fique sem life para que ele seja automaticamente substituído pelo seguinte lutador. Quando a vida esvazia, a rodada acaba. Sendo assim, é essencial que você aprenda a administrar a vitalidade de seus lutadores. Sem dúvidas, algo que fornece possibilidades totalmente diferentes à série Street Fighter e, certamente, será bem-vindo pelos fãs.
Ao estilo clássico
Fora isso, teremos os clássicos agarrões, que aqui aparecem de duas maneiras. Você pode simplesmente pressionar os botões de soco e chute fraco ao mesmo tempo ou então adicionar uma direção horizontal no direcional para um golpe orientado.


O título também oferece uma barra especial semelhante ao EX de Street Fighter. Dividido em três segmentos, o medidor permite que os jogadores executem golpes especiais aprimorados, que oferecem mais dano ao oponente, mas consomem uma parcela da barra EX.
Além dos golpes EX, o game permite que o jogador use ataques de carregamento. Para isso, tudo que você tem de fazer é realizar o comando para um golpe especial, como um chute giratório de Ken, e segurar o botão. Com isso, seu lutador carrega o golpe e então o desfere com muito mais potência. 
Achou que Street Fighter X Tekken está muito preso aos dois jogos que compõem o título? Então não se preocupe. O game trará um golpe especial semelhante ao launcher de Marvel vs. Capcom 3, o qual, quando realizado, lança o oponente para os ares. Para executá-lo nesta versão, tudo que você tem de fazer é pressionar, ao mesmo tempo, o soco e o chute forte (fierce). Há ainda a famosa rolagem, que pode ser executada assim que o lutador levanta do chão. Para finalizar, temos combos quase tão longos quanto os de Marvel 3, principalmente quando a troca de personagens acontece durante as combinações.
E as novidades de cada personagem? Bem, como podemos ver nos vídeos de jogabilidade, os lutadores de Street Fighter IV sofreram algumas mudanças em seu estilo. Ryu, por exemplo, conta com um novo chute que joga o oponente para a extremidade da tela, como em Marvel vs. Capcom 3.
Já Chun-Li teve o comando de seu Lightning Kick, golpe no qual a lutadora desfere vários chutes em frações de segundo, alterado para um quarto de círculo para frente e chute (meia-lua para frente e chute). 
Img_normal
Que venha a pancadaria!
Quanto aos gráficos, Street Fighter X Tekken trará uma mistura de visuais cartunescos da série da Capcom com o fotorrealismo pretendido pela Namco. Espere por alguns cenários realmente insanos, incluindo alguns com diferentes ambientes exploráveis, ao melhor estilo Mortal Kombat.
Street Fighter X Tekken realmente superou nossas expectativas. À primeira vista, achamos que a mistura não daria certo, mas a Capcom provou mais uma vez porque é uma das maiores potencias dos jogos de luta, criando uma experiência que parece ser bem equilibrada e, principalmente, divertida. A essência da franquia Street Fighter foi unida à ousadia de Tekken e o resultado deve gerar mais jogadores treinando para novos campeonatos que, certamente, surgirão devido à profundidade do game.
Img_normal
O jogo ainda não tem data de lançamento, mas, provavelmente, chegará às lojas no final deste ano ou no começo de 2012, nas plataformas Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Ono chegou a comentar sobre versões para outros consoles, como o NGP e o Nintendo 3DS, mas nada foi anunciado oficialmente. Fique ligado aqui no Baixaki Jogos para mais informações.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s