Mario Sports Mix

Mistura pouco inspirada: Mario Sports Mix tropeça sozinho e não convence os fãs do gênero

Mario Sports Mix não é a primeira investida de Mario e seus companheiros no competitivo mundo dos jogos esportivos. O encanador e sua turma já invadiram as mais diferentes quadras desportivas, e agora eles aparecem em uma coletânea na qual disputam vôlei, basquete, queimada e hóquei no gelo.
A ideia aproveita o sucesso de tanto outros party games estrelados por Mario e afins — comoMario & Sonic at the Olympic Games — para trazer uma nova leva de “trivialidades” para o Wii. Infelizmente, essa é a melhor descrição de Sports Mix, uma coletânea de banalidades com um grande elemento ausente: a diversão.


Aprovado

“It’s a me, Mario!”
O grande trunfo de Mario Sports Mix é justamente o seu elenco estelar. Mario, Luigi e outros grandes nomes da “Big N” — incluindo sprites de Final Fantasy — participam das competições.
A música é alegre e enérgica (mesmo que se torne repetitiva em determinados momentos), enquanto os visuais estão bem polidos e fluídos. O carisma da mascote da Nintendo dita o clima festivo do jogo.
Como de costume, cada personagem apresenta uma mecânica particular, com direito a movimentos e animações especiais. Os controles são extremamente acessíveis, seja com o Wii Remote na horizontal ou em parceria com o Nunchuk. Essa acessibilidade deixa o título excepcionalmente adaptado para a diversão em família e em grupos (o famoso party play).Img_normal
As quatro modalidades disponíveis trazem regras simplificadas e uma jogabilidade fácil de ser aprendida por qualquer um. Além disso, o título também conta com um sistema de progressão bem familiar para os fãs de jogos desportivos estrelados por Mario e sua turma – o tradicional esquema de três torneios: Mushroom, Flower e Star.
O multiplayer – local e online – é um dos pontos altos. Como já dissemos, o party play permite que você organize partidas rapidamente e se divirta com a família e amigos.
“Com que roupa?”
Apesar de extremamente diferentes na vida real, as quatro modalidades (vôlei, basquete, hóquei e queimada) trazem apenas pequenas variações na jogabilidade. Para se tornar um verdadeiro craque em qualquer esporte, basta apenas saber chacoalhar o Wii Remote.
Além disso, o jogo também promove o retorno de vários itens tradicionais da série Mario, como cascos de tartaruga, estrelas e cogumelos – que funcionam exatamente como nos outros jogos da linha Mario. Outro ponto interessante é o desenho das quadras: variado, divertido e com algumas surpresas.
Cada quadra possui uma dinâmica de jogo especial – diretamente inspiradas em cenários do universo Mario. Campos baseados nos castelos de Bowser trazem erupções vulcânicas que queimam os jogadores; já a arena do Donkey Kong conta com toras rolantes e outros obstáculos.


Reprovado

Esporte espalhafatoso
O principal problema de Mario Sports Mix é que o jogo não é suficientemente elaborado como outras produções do gênero (Mario Strikers ou até mesmo Mario & Sonic at the Olympic Gamesc). Na verdade, o título fica no meio do caminho, pois também decepciona como uma “simples” coletânea de mini games.
A ideia por trás de Mario Sports Mix é bem clara — um party game com acabamento desportivo. Porém, são apenas quatro modalidades, com jogabilidade simplória e repetitiva. Para deixar tudo ainda pior, a inteligência artificial não é nem um pouco inspirada.
Img_normal
Durante nossos testes, conseguimos completar todas as copas de todas as modalidades (basquete, hóquei, queimada e vôlei) de forma invicta. Apesar de todo o contexto de acessibilidade, o desafio sempre foi uma das marcas registradas dos jogos da franquia Mario.

Níveis de dificuldade que agradavam tanto a jogadores veteranos como aos novatos permitiam que todos encontrassem um “nicho” apropriado. Todavia, em Mario Sports Mix, o desafio é risível e os adversários não demonstram nenhuma habilidade.
Além disso, nenhuma das modalidades realmente apresenta algo novo, que realmente chame a atenção dos jogadores. Mario já possui jogos envolvendo hóquei, basquete e vôlei, e todos – mesmo no Nintendo DS – são melhores do que as versões apresentadas em Sports Mix.
Em suma, nenhuma das modalidades presentes no jogo realmente se sustentaria como um título avulso. Os esportes são entediantes e você perderá qualquer interesse pelo jogo em algumas poucas horas. O modo multiplayer adiciona alguma sobrevida ao jogo, no entanto, não se trata de algo duradouro.
Resumindo, Mario Sports Mix é muito superficial e derivativo. Você não encontrará muitas opções de jogo e as poucas modalidades não proporcionam a diversão esperada em um party game.



Vale a pena?

Mario Sports Mix deixa muito a desejar. Apesar dos gráficos de qualidade e jogabilidade acessível, o título peca em praticamente todos os quesitos essenciais para um party game, especialmente um estrelado por Mario e sua turma.
Se você é um fã ardoroso do encanador italiano, talvez seja melhor procurar por outro jogo do Mario. No final das contas, existem opções muito mais interessantes na vasta galeria de produções desportivas estreladas por Mario – do tradicional Mario Kart a Super Mario Strikers e Slugers, entre outros.Img_normal
Como era de se esperar, os gráficos e o som são bem trabalhados. Visuais polidos e animações fluídas mostram que a Square Enix – desenvolvedora do jogo – captou com maestria o estilo Nintendo de ser. Mesmo assim, tais atributos não superar as limitações de Sports Mix.
A jogabilidade realmente é acessível, porém, muito simplificada e nada desafiadora. Os esportes não trazem nada novo e são facilmente descartados pelos jogadores. A sobrevida conferida pelo modo multiplayer também não é suficiente para manter o interesse por muito tempo.
Enfim, Mario Sports Mix foi uma boa ideia, mas mal desenvolvida. O envolvimento da Square Enix no desenvolvimento poderia ter rendido algo verdadeiramente diferenciado, mas acabou se limitando a inserir alguns personagens de Final Fantasy e Dragon Quest como extras desbloqueáveis.
Mario já viu dias melhores e não é difícil se perguntar qual é o real valor desta produção dentro de sua nobre coleção de títulos. Mario Sports Mix pode valer uma conferida rápida, mas certamente não vale uma compra.
NOTA FINAL 55 55

  • GráficosNota 65
  • JogabilidadeNota 55
  • ÁudioNota 65
  • DiversãoNota 50
Gráfico: 65    Jogabilidade: 55    Áudio: 65    Diversão:50


Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s