Gran Turismo 5 Análise

A série Gran Turismo, com o perdão do trocadilho, pavimentou a estrada para os simuladores de corrida nos videogames. Gerou uma franquia abundante em fãs fiéis que garantem que Kazunori Yamauchi, seu criador, possa andar em direção ao banco com um sorriso de orelha a orelha.
Gran Turismo consegue honrar a tradição. Apesar de ter sofrido um imenso overhype causando uma espera dos seus fãs pelo impossível, é um jogo bem construído e prazeroso que pode tomar muito o seu tempo se você for um fã do gênero dos simuladores.

Gráficos (8)

Bom e ruim simultaneamente. Como? Eu explico.
Gran Turismo 5, com seus mais de 1000 carros, simplesmente não consegue se manter consistente graficamente. Quando se tem tantos carros para se modelar e tantas pessoas trabalhando na parte gráfica, não da pra fazer um trabalho AAA em absolutamente tudo, e isso fica evidente em Gran Turismo 5; carros com qualidade gráfica de ultima geração correndo com outros de visual menos do que apropriado. Além de que é meio frustrante querer usar uma câmera de dentro do carro e não poder porque, simplesmente, alguns carros não as tem disponíveis. Apesar disso, é muito satisfatório ver os carros mais bonitos no Photo Mode, onde você pode visualizar seus carros em momentos de gameplay particularmente belos.
Essa inconsistência também é visível nas pistas, cujas texturas acabam variando de excelentes para atrozes. Isso, porém, é relevável através do sistema de dia e noite combinado com o sistema de chuva e neve que acrescentam muito à imersão. É muito satisfatório pra ora relaxante, ora empolgante experiência de dirigir no jogo, ver como o cenário se altera com as perturbações de tempo, ou como a luz dos faróis incide perfeitamente no cenário escuro.

Som (6)

Sons de carros precisos e apropriados. Há, novamente, uma certa inconsistência de precisão entre os carros mais bem trabalhados e os menos trabalhados, mas apesar disso é um trabalho bom.
Nem tudo são flores porém, já que Gran Turismo 5 apresenta uma trilha sonora medíocre de caixa de som de elevador. Esta é customizável por músicas que você adicionar ao HD do seu Playstation 3, mas o fato de você poder customizar suas músicas de corrida não salva uma trilha sonora que, em seu modo padrão, é menos do que razoável.

Gameplay (10)

Um verdadeiro simulador em muitos aspectos. Não há muito do que reclamar do jogo aqui.
O controle dos carros é incrivelmente realista e confortável. Os fãs de jogos de corrida mais descompromissados como os da série Need for Speed podem ficar decepcionados com a física realista, mas pelo que o jogo oferece, isto é, simulação da experiência de dirigir um carro, Gran Turismo 5 não decepciona nem um pouco. Chega a ser terapeuticamente relaxante dirigir seu carro no analógico do Dual Shock 3.
O modo single player é extenso, como ja foi dito, com mais de mil carros e uma miríade de corridas para abrir todos eles. A dificuldade pode ser meio inconstante no começo, mas isso muda com o tempo e, tudo apenas passa a depender da sua habilidade em dirigir e em customizar seus carros com o equipamento apropriado. Ponto pra Polyphony Digital de Yamauchi por ter desenvolvido um simulador tão extenso, mas com uma jogabilidade tão brilhantemente construída.
Além disso, se o modo single player se tornar cansativo para o jogador, o multiplayer manterá o interesse dele. O modo online do jogo usa o sistema de Performance Points que separa os jogadores apropriadamente pelas suas habilidades. Corridas com outros jogadores acabam sendo precisamente equilibradas e muito competitivas.

Conclusão

Apesar da triste disparidade entre os carros Premium e os carros Standard do jogo, Gran Turismo 5 se destaca em muitos aspectos para ser chamado de decepcionante. Os momentos de beleza dele escondem um pouco os momentos de feiura, e sua jogabilidade extremamente bem trabalhada ao longo dos últimos 5 anos fazem, no fim das contas, com que este seja um ótimo título para quem quer conhecer a série.
Pontos Positivos
  • Jogabilidade excelente
  • Multiplayer equilibrado
  • Muitos momentos extremamente belos
Pontos Negativos
  • Alguns momentos relativamente feios
  • Trilha sonora monótona
  • Muitos carros repetidos

 

Nota Final 08

Vídeos

 
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s