Dead Space 2 Análise

Isaac Clarke enfim ressurge. Dead Space foi aplaudido pela crítica em 2008 pela sua atmosfera assustadora e monstros perturbadores criando uma espécie de pesadelo no espaço.
A EA consegue subir a barra com este título. Mais atmosférico, mais psicológico, mais visceral. Dead Space 2 faz jus ao seu legado, e sim, ele vai assustar muita gente.

História (8)

O jogo se passa 3 anos depois do seu antecessor. Isaac, sem nenhuma memória do período entre os acontecimentos do USG Ishimura e o presente, se descobre em um hospital psiquiátrico na colônia espacial de uma das luas de Saturno. Se vendo numa situação ruim, Isaac é surpreendido por uma situação ainda pior: Os necromorphs, os alienígenas assimiladores de corpos mortos do primeiro jogo, aparecem na colônia. Nosso protagonista se vê mais uma vez em um inferno macabro. Não ajudam a confortá-lo os fatos de que os guardas da colônia querem o matar e de que ele tem visto sua namorada morta por aí.
O enredo não é particularmente brilhante; da um pouco a impressão de que ele foi toscamente costurado para poder haver uma continuidade para o surpreendente final do primeiro Dead Space. Apesar disso há surpresas, intrigas e, sim, muitos momentos escritos e executados magistralmente em seu horror. É digno de nota também que Isaac agora é um personagem muito mais palpável. Enquanto ele era quase completamente um protagonista silencioso no primeiro jogo, essa casca é quebrada neste título. Não é incomum ver o rosto dele ou ele fazer algum comentário sobre alguma situação, mostrando alguma personalidade a mais do que os seus grunhidos do primeiro jogo.

Gráficos (9)

Não há grande avanço gráfico em relação ao último jogo. Tudo continua detalhado, com a exceção dos personagens, que mereciam um pouco mais de atenção. O Dead Space que todos conhecemos e amamos. Porém  os ambientes são muito mais bem construídos, diferenciados e atmosféricos. Um ponto não-óbvio do primeiro jogo que ficou evidente agora é a limitação de ambientes dentro de uma nave espacial. A colônia de Sprawl é tão morta quanto o Ishimura, mas fica muito mais óbvio que ja houve vida ali. Você passará por ambientes mais humanos, mais pessoais e emocionais. O design visual é brilhante, e é um elemento que gela sua espinha.

Som (10)

Não há trilha sonora digna de ser mencionada aqui e isso é uma coisa boa. Sem conforto musical para você!
Mais uma vez a EA se sobressai ao criar um ambiente de horror. Efeitos sonoros aqui e ali com o timing certo para fazer você acordar do seu estupor paranóico, boa dublagem, armas com sons futuristas que convencem ao mesmo tempo que inovam. Não tem como reclamar. Dois polegares pra cima.

Gameplay (9)

Não há mudanças na gameplay, o jogo é essencialmente o mesmo de antes, inclusive reciclando a maioria das armas e alguns inimigos. Por um lado isso não é tão ruim ja que a fórmula ainda funciona, mas um pouco de experimentação poderia criar mecanismos que fariam do jogo mais inovador. Não há inovação no modo single player, infelizmente.
Já o novo modo multiplayer é digníssimo de nota. Fãs da Left 4 Dead vão se identificar logo de cara com as competições de Dead Space 2. Os jogadores são designados em dois times diferentes, onde um atua como os sobreviventes e o outro como os necromorphs citados anteriormente. Controlar os necromorphs é uma experiência única e bizarra. Vale a pena conferir esse modo inesperado e cheio de adrenalina.

Conclusão

Dead Space 2 conseguiu melhorar Dead Space em quase todos os aspectos, e onde não melhorou, não piorou. Muito mais assustador e com um modo multiplayer refrescante, é uma excelente sequência pra um jogo ja excelente. Você não ficará decepcionado, só um pouco assustado.
Pontos Positivos
  • Ambientação extremamente intensa
  • Ótimo level design
  • Multiplayer interessante
Pontos Negativos
  • Não há grandes avanços gráficos ou de gameplay
NOTA FINAL 9,0

Vídeos

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s