Super Monkey Ball 3D

Toda força aos minigames

Se você possuiu um console nas duas últimas gerações, com certeza já ouviu falar sobre Monkey Ball. Utilizando uma ideia simples – os balões inflados que andam sobre a água, normalmente vistos em shopping centers – a SEGA criou uma série que ficou famosa por seus quebra-cabeças simples e viciantes, que passaram por quase todas as plataformas recentes.
Como grande parte dos enigmas são baseados em profundidade, com cálculo preciso dos movimentos para evitar que o personagem caia das plataformas, parecia óbvio que o game desembarcaria no Nintendo 3DS mais cedo ou mais tarde. Com Super Monkey Ball 3D, a brincadeira não só está de volta como faz uso completo das funcionalidades avançadas do console.
Além da jogabilidade tradicional, que utiliza a alavanca analógica para controle do personagem, a principal novidade desta versão é a utilização dos sensores de movimento do console.
Essa característica já é velha conhecida de quem acompanha Super Monkey Ball, pois já estava presente no jogo para iPhone. De qualquer maneira, a jogabilidade inoadora já é suficiente para diferenciar este título do restante da franquia. A utilização dos sensores, porém, impedem a visualização correta dos efeitos 3D do game, já que a inclinação da tela acaba com a ilusão criada pelo console.
Mundo colorido
Outro aspecto que chama bastante atenção é o colorido dos cenários. Por não contar com um hardware poderoso como o dos consoles de mesa, a SEGA investiu em cores e diversos elementos interagindo na tela ao mesmo tempo, criando uma sensação de vida e de um ambiente pulsante durante todo o tempo.
O resultado é um game que não possui os melhores gráficos do Nintendo 3DS, mas que com certeza possui um dos visuais mais bonitos entre os games do portátil que conhecemos até agora.
Diversas formas de se jogar
Super Monkey Ball 3D apresenta três modos de jogo diferentes. O primeiro e principal é o Challenge Mode, que coloca o jogador no controle de um dos macacos para percorrer todo o cenário coletando bananas e tentando não cair pelas beiradas. O objetivo é chegar até o arco no final do cenário, coletando o maior número possível de frutas.
O modo Kart Racer possui um título autoexplicativo. A bordo de um carro de corrida, o objetivo do jogador é chegar ao final de cenário em primeiro lugar. Pelo caminho, anéis dão acesso a itens especiais ou fazem o veículo correr mais rápido, e é preciso tomar cuidado com as rampas e abismos, que podem dar fim a uma boa volta.
Por último, há o Fight Mode. Aqui, o jogo assume uma perspectiva 2.5D que lembra muito a série Super Smash Bros. Lutando individualmente ou em grupos, o jogador deve jogar os outros para fora da plataforma, coletando o maior número de bananas possível durante o processo. Vence aquele que tiver mais frutas quando o tempo de batalha chegar ao final.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s