SBK 2011

Simulação em duas rodas

Quando se pensa em simulador de corrida, um nome logo vem à cabeça: Gran Turismo. Enquanto as competições de carros estão bem servidas com games diversos que servem para os mais diferentes estilos de jogador, as provas com motos são normalmente colocadas em segundo plano. Talvez por ser um esporte que possui certas complexidades, ou simplesmente por falta de vontade das desenvolvedoras.
Com SBK 2011, a Milestone está disposta a mudar essa situação, e alavancar o motociclismo ao alto escalão dos games de corrida nos video games. E o primeiro passo, claro, é adicionar mais opções de simulação ao título, além de repaginar os gráficos e modificar completamente o modo Carreira.
Isso significa que o tradicional modo Arcade, presente em todos os jogos anteriores da franquia, não existe mais. Em seu lugar, o jogo assume ares mais realistas, mas sem abrir mão dos jogadores casuais ou sem experiência com games de corrida. Pensando neste público, a Milestone utiliza agora três níveis diferentes de simulação, desenhados para abranger todos os tipos de pilotos.
O primeiro deles conta com assistência nas freadas e uma linha que indica o melhor caminho a seguir pelo circuito, além de um maior controle de tração. No intermediário, todo o trabalho de redução de velocidade é feito pelo jogador, mas o game ainda indica a melhor hora de diminuir. O mais alto deles elimina completamente qualquer tipo de auxílio e coloca o jogador no controle pleno da motocicleta.
Img_normalOs níveis de dificuldade podem ser alterados a qualquer momento e são totalmente personalizáveis. Ou seja, é possível desligar o freio automático e a linha indicativa, mas ainda assim manter o controle de tração, caso o jogador não se sinta confortável para dirigir por si só. A ideia é que os pilotos evoluam seu estilo de pilotagem e melhorem a cada corrida disputada.
Reprodução perfeita
Seguindo a fórmula de outros games de sucesso, como F1 2010 ou Gran Turismo 5, SBK 2011 investe grande parte do poder de processamento das plataformas nas motos. Além de serem réplicas fiéis dos modelos reais, os veículos são extremamente realistas.
O principal exemplo disso está nos reflexos, que reproduzem perfeitamente os anúncios e outros elementos do cenário no qual a corrida está acontecendo. Com chuva, o efeito é ainda mais ampliado, com luzes rebatendo nos veículos e gostas de água escorrendo do corpo das motos.
Img_normal
Com uma clara inspiração em Gran Turismo 5, SBK 2011 conta também com um modo para produção de fotografias, que permite pausar a corrida e observar a ação de qualquer ângulo. Aqui, o alto nível de detalhe dos veículos é ainda maior, e permite a produção de imagens que podem ser utilizadas como papel de parede no console ou postadas no Facebook.
Chegue ao topo
O modo carreira de SBK 2011 é semelhante ao visto nos outros games da série. Como um piloto iniciante, o jogador deve percorrer todo o caminho desde as categorias de base até o Superbike World Championship, principal competição internacional do motociclismo. Pelo caminho, o piloto acumula prêmios e conquista contratos com equipes melhores até chegar ao campeonato mundial.
Além disso, há também o “SBK Tour”, que simula temporadas do campeonato mundial. Aqui, é possível tomar o lugar dos competidores reais da categoria e levar a equipe ao topo do pódio. As opções de simulação, porém, estão disponíveis em todos os modos do game.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s